Hospital Moinhos de Vento - R. Ramiro Barcelos, 910/701  (51) 3268-9994

Clinica Tympani - Av. Assis Brasil, 1631/301 - Porto Alegre  (51) 3341-1065

INFORMAÇÕES GERAIS AO PACIENTE QUE IRÁ SE SUBMETER A CIRURGIAS

Na véspera da cirurgia faça uma refeição leve e permaneça em jejum após as 23hs.

 

Chegue ao hospital no horário indicado, dirija-se ao setor de internação para um cadastro, levando consigo seus documentos originais e todos os exames solicitados. Você será avaliado em seguida, pela equipe de enfermagem e pelos nossos anestesistas.

 

Existem alguns cuidados que precisam ser observados para o bom resultado das cirurgias otorrinolaringológicas:

- Não utilizar medicações como ácido acetil salicílico, antigripal e anticoagulantes, antes e depois da cirurgia, procure usar somente a medicação indicada.
- Evitar fumar e ter contato com fumaça de cigarro e ambientes poluídos.
- Manter um repouso relativo, evitando exposição ao sol e excessos, por uma semana.
- Não realizar atividades físicas por 15 dias.

ORIENTAÇÕES A PACIENTES OPERADOS DO NARIZ

A cirurgia do nariz atua em uma área bastante sensível da nossa face, mas geralmente produz pouca ou quase nenhuma dor. Pode aparecer algum edema ou hematomas na região próxima ao nariz e pálpebras, especialmente quando é realizado um tratamento plástico estético. Nos casos de cirurgia funcional é totalmente realizado pelos orifícios naturais não deixando cicatriz.

 

Os procedimentos mais comuns são:

- Septoplastia na correção do desvio do septo, que causa a obstrução nasal.                   

- Turbinoplastia que é o procedimento que se propõe a remodelar os cornetos nasais.
- Sinusotomia endoscópica, procedimento por vídeo, realizada através dos orifícios naturais do nariz, para tratamento das sinusites.
- Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, para correção de deformidades externas do nariz, e adequação á proporções da face.

 

Em todos os procedimentos nasais, é comum aparecimento de obstrução nasal e um escasso sangramento nos primeiros dias. Não temos como rotina, utilização de tampões nasais, o que evita o desconforto nas primeiras horas. No dia seguinte ao procedimento o paciente já pode movimentar-se, sem necessitar o repouso absoluto, desde que observe alguns limites. Recomendamos, desde as primeiras horas, lavagens das narinas com solução fisiológica, para ajudar na desobstrução.

 

Pacientes submetidos à cirurgia plástica do nariz utilizam, por alguns dias, uma placa plástica para proteção e imobilização e necessitam usar compressas geladas de chá de camomila sobre a região operada, por dez minutos de duas em duas horas, nas primeiras 48 horas. Isto ajuda a reduzir o edema e hematomas. Evite a exposição ao sol por trinta dias, nestes casos. Ao retornar ao consultório, alguns dias depois, será retirada a placa plástica e realizado uma limpeza interna, então já se pode perceber os primeiros benefícios da cirurgia.

ORIENTAÇÕES A PACIENTES OPERADOS DA GARGANTA

A cirurgia da garganta é realizada através da boca e sem cortes externos. Como esta é uma área de bastante movimento, pela deglutição a recuperação pode ser dolorosa, requerendo cuidados especiais com a alimentação e uso de analgésicos. Os procedimentos mais comuns são:

- Amigadalectomia que é a remoção das amígdalas quando muito volumosas ou por halitose ou ainda por infecções recorrentes.
- Uvulopalatofaringoplastia para melhora do ronco e da apneia obstrutiva do sono.
 

Pacientes operados de garganta devem nos primeiros dias, somente ingerir líquidos e frios de preferência. Sugerimos sorvetes, gelatinas, iogurtes, chá gelado, por exemplo.

 

A partir do terceiro dia, poderá iniciar com alimentos pastosos e liquidificados em temperatura habitual como sopa, cremes, vitamina com frutas, sempre fragmentados.

 

É normal o aparecimento de placas brancas na garganta na primeira semana o que pode produzir alguma halitose. Também poderá ter elevação da temperatura por volta do segundo dia, use somente medicação indicada.

 

Manter um repouso relativo, evitando excessos, por uma semana.

 

Não realizar atividades físicas por 15 dias.

ORIENTAÇÕES A PACIENTES OPERADOS DE PREGAS VOCAIS

A cirurgia da laringe, para tratamento de problemas simples nas pregas vocais, é realizada através da boca e sem cortes aparentes, utiliza-se o vídeo laringoscópio e o microscópio cirúrgico. É uma cirurgia que raramente produz dor, mas há a necessidade do paciente permanecer alguns dias sem utilizar a voz. O repouso físico é somente relativo e só nos primeiros dias. Uma boa hidratação é desejável, evitando pigarrear ou tossir em excesso.

Informações